segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Astrologia e os sais bioquímicos


Você sabia que cada signo astrológico tem uma analogia com um sal bioquímico? A astrologia é uma das disciplinas mais ricas em conteúdo e quando eu me debruço sobre os livros mais antigos encontro tantos campos a serem explorados que acabo não sabendo por onde começar! A Astro-Bioquimica, ou a relação entre a Bioquímica e a Astrologia, já foi estudada há mitos anos e seu conteúdo pode ser útil para equilibrar nosso organismo em caso de doença. A classificação dos sais bioquímicos é feita em analogia à qualidade dos sete planetas pessoais e aos signos astrológicos dos quais são regentes. Não são considerados Urano, Netuno e Plutão, planetas transpessoais e sem correspondência em nosso organismo material. Se considerarmos que o homem é o microcosmo feito à imagem e semelhança do macrocosmo, não podemos deixar de fazer as analogias sobre as correspondências entre o que está em cima é como o que está em baixo (Lei de Hermes). Todas as partes e órgãos de seu corpo têm uma correspondência analógica com um dos grandes departamentos dos céus conhecidos como ‘signos do zodíaco’. Já verificamos essa correspondência nos artigos publicados em meu site sobre a Astromedicina, ou Astrologia Médica. Sob esse prisma é óbvio concluir que a alopatia moderna, por mais que seja genuína e útil, nunca encontrará a cura para as queixas do homem moderno, que está muito separado de suas origens no reino mineral e animal de nosso planeta. As doenças modernas causadas pelo estresse e pela poluição principalmente, como pressão alta, diabetes, dores musculares, alergias, câncer, problemas cardiovasculares, em sua maioria, apresentam resistência à cura, e a alopatia pode, na maioria dos casos, simplesmente aliviar os sintomas e evitar o pior. É ainda mais difícil curar depressões, insônia, síndrome do pânico e outros desequilíbrios mentais e emocionais que requerem em muitos casos um acompanhamento psicoterápico complementar. Na realidade, a medicina alopática consegue no máximo eliminar os sintomas, mas não elimina a causa e, certamente, não promove a cura, já que não promove o equilíbrio funcional tornando o homem são. Por essa razão, o homem mais sábio tem se voltado cada vez mais para as curas alternativas, e de forma preferencial para aquelas orientais que sempre consideraram o homem como um ser holístico, em seu conjunto e em sua integração com o meio ambiente onde ele vive. Se considerarmos que todo o efeito tem uma causa (lei da natureza) devemos então refazer o caminho inverso até encontrarmos a razão da doença e poder promover a cura. A menos que a causa seja removida não haverá garantia de cura total e a doença voltará. Vejam o caso da maioria dos cânceres e das alergias! A cura será encontrada somente quando conseguirmos reintegrar o homem ao seu ambiente para finalmente encontrar o equilíbrio entre a mente e o físico.

Considerando que cada ser humano é um indivíduo único, com suas características de personalidade, hábitos, tendências, desejos, etc., devemos concluir também que sua composição química é única. No entanto, a astrologia encontrou um elo comum nesta cadeia bioquímica que se expressa nos doze grupos humanos representados no zodíaco. Os doze signos solares devem ser considerados em primeiro lugar, já que o Sol é o centro de energia de nosso físico. No entanto, numa analise pessoal, poderão ser encontradas algumas particularidades, visto que o signo Ascendente, o signo Lunar e outros fatores poderão alterar as características de um indivíduo. Por essa razão, não basta encontrar o signo solar para poder ministrar um sal químico para uma pessoa! Será necessária a avaliação feita por um médico homeopata ou naturalista, que incluirá inclusive a analise do mapa natal do individuo.

O corpo humano é composto de milhões de células e cada uma tem uma função própria, assim como uma necessidade nutricional própria. Os materiais orgânicos e inorgânicos que lhe servem de alimento são fornecidos, naturalmente, pelos alimentos que ingerimos. Entre os materiais orgânicos podemos nomear as albuminas, fibrinas, açucares e gorduras. Entre os inorgânicos os principais são a água e determinados minerais, conhecidos como células de sal. No corpo humano, os sais minerais fazem o papel de ‘trabalhadores’ e são de suma importância como pequenos trabalhadores ativos da construção do físico. Se não conseguirmos suprir nosso corpo com os sais necessários à sua sobrevivência, estaremos em deficiência e entraremos em desequilíbrio, sendo facilmente sujeitos às doenças. Os sais minerais deveriam ser fornecidos principalmente por nossa alimentação, porém, mesmo se nos alimentarmos corretamente, devemos pensar que em nossa civilização moderna, nem mesmo os alimentos nos fornecem os sais necessários, já que são cultivados em terrenos adubados quimicamente e sujeitos a inúmeras contaminações. Somente os alimentos orgânicos poderiam, a priori, nos fornecer uma alimentação melhor, mais rica em sais. Por exemplo, nós sabemos que o ferro é contido principalmente nos espinafres e no feijão, tão comum em nossas mesas. Contudo, muitas pessoas sofrem de anemia por não terem o ferro em quantidade suficiente. Neste caso existem os suplementos de ferro, que provocam a constipação como efeito colateral. Entretanto, o ferro na forma de Ferrum Phosphate pode ser tomado como células bioquímicas de sal que serão facilmente assimiladas pelo organismo e sem efeitos colaterais. Esse é o sal do qual o organismo do pisciano mais necessita, mas ele poderá ser associado também a outro tipo de sal, dependendo dos sintomas apresentados pelo paciente. Somente o médico fará a avaliação correta e indicará a receita final. Sugiro em seguida as indicações dos doze sais em correspondência aos doze signos zodiacais, que podem ser usados em caso de notarmos algum desequilíbrio orgânico.

Os sais bioquímicos correspondem aos 12 elementos minerais principais contidos nos tecidos humanos, por isso foram chamados de os 12 remédios dos tecidos. Segundo a Teoria enunciada por Shüssler, no fim do último século, as funções dos órgãos e tecidos seriam reguladas por substâncias minerais básicas contidas nestes. O desequilíbrio mineral seria um dos fatores preponderantes na formação de desajustes funcionais e de doenças. A administração regular em doses infinitesimais restabeleceria este equilíbrio orgânico mineral, corrigindo as possíveis carências celulares. Os sais bioquímicos são geralmente administrados em tabletes em 6 DH (Nível de concentração da solução).

Daremos a seguir os principais Sais bioquímicos (extraídos do livro ‘Astrologia e Bioquímica’ de Vanda Sawtell) associados aos signos zodiacais, e com a recomendação de que não se faça seu uso sem a indicação e o controle de um medico homeopata que saberá a dosagem indicada para cada caso:

Áries – Kali Phosphorus (Fosfato de potássio)
Touro – Natrum Sulphuricum (Sulfato de Sódio)
Gêmeos – Kali Muriaticum (Cloreto de Potassio)
Câncer – Calcarea Fluorica (Fluoreto de Cálcio)
Leão – Magnesia Phosphorica (Fosfato de Magnésio)
Virgem – Kali Sulphuricum (Sulfato de Potassio)
Libra – Natrum Phosphoricum (Fosfato de Sódio)
Escorpião – Calcarea Sulphurica (Sulfato de Cálcio)
Sagitário – Silicéa
Capricórnio – Calcium Phosphoricum (Fosfato de Cálcio)
Aquário – Natrum Muriatucum (Sal de cozinha)
Peixes – Ferrum Phosphoricum (Fosfato de Ferro)

Como vêem, caros internautas, a astrologia tem muito a ensinar. Nos artigos das próximas semanas acrescentaremos alguns esclarecimentos sobre a função desses sais no nosso organismo e ilustraremos as razões que levaram os antigos astrólogos a fazer sua associação com este ou aquele signo zodiacal.




:: Graziella Marraccini ::

No artigo da semana passada, procurei compartilhar com vocês aquilo que a astrologia médica ou astromedicina nos ensina sobre os sais bioquímicos. Neste artigo, vou procurar detalhar com mais precisão a relação entre os sais bioquímicos e os signos astrológicos e seus regentes.

Devemos sempre levar em conta, porém, que assim como para elaborar uma receita de florais de Bach (ou as australianas) baseadas na astrologia é necessário levantar o mapa do nascimento da pessoa; do mesmo modo, devemos proceder para escolher os sais bioquímicos, cuja escolha poderá ser feita também em relação ao signo ascendente e seu regente, ao signo lunar, ao planeta Saturno ou um outro planeta encontrado na primeira casa, por exemplo. Por essa razão, somente um astrólogo poderá elaborar essas prioridades e encaminhar o diagnóstico para a um médico homeopata que irá prescrever os sais na devida dosagem para cada caso. Considerem, portanto, esse artigo simplesmente um indicativo de quanto a astrologia é uma ciência completa e que tanto pode oferecer ao ser humano.

ÁRIES - Primeiro signo do Zodíaco, do elemento Fogo e qualidade Cardeal, Áries é regido pelo planeta Marte. Sabemos que o ano solar inicia em 21 de Março, quando o Sol secciona a linha do Equador e se encontra equidistante dos dois hemisférios terrestres. Em Áries, o Sol inicia a Primavera no Hemisfério Norte e com ela a Terra inicia um programa de carregamento energético que tem um enorme potencial de cura para o planeta como um todo, não importando se no Hemisfério Sul estamos iniciando o outono. A Terra se carrega de energia do mesmo modo que uma bateria, ou seja, com a eletricidade física que irá permitir a possibilidade de vida ao nosso planeta como um todo. Áries como primeiro signo zodiacal rege a primeira parte do corpo humano, a parte superior de nossa cabeça onde temos a testa e abrigamos o cérebro superior, órgão do pensamento. Como o cérebro é órgão mais importante do corpo, podemos deduzir que o sal alocado para este signo é de suma importância para a composição humana. O Kali Phos., ou Fosfato de Potássio, cria a matéria cinzenta do nosso cérebro pela união da albumina e do oxigênio (citando o livro Astrologia e Bioquímica de Vanda Sawtell). Este sal constrói as células cerebrais e pode ser associado a todos os outros sais, sempre que aparecerem sintomas de esgotamento nervoso, causados pelo excesso de estudo ou trabalho, pelo estresse ou até mesmo por problemas de insanidade e outras patologias. De todos os doze elementos minerais básicos do corpo, as vibrações geradas pelo Kali Phos. são as mais altas a que o corpo físico pode se sujeitar de forma segura. Sabemos que os arianos são pessoas corajosas, cerebrais, ardentes, impacientes e independentes. Francos e diretos não suportam subterfúgios e sempre vão direto ao ponto! Eles trabalham intensamente e estão muito sujeitos a esgotamentos, sofrem de estresse e de pressão alta. Podem adoecer subitamente, sofrendo com febres elevadas e inflamações, inclusive aos dentes, já que o maxilar superior está sob o domínio deste signo.

O ariano escapa dificilmente de ferimentos e hemorragias e pode sofrer de enxaquecas. Quando o ariano apresenta patologias como: problemas nervosos, depressão, insônia, irritabilidade, histeria, sensibilidade excessiva, esgotamento físico, dores de cabeça e dores musculares, vertigens e até dores nos dentes podemos ministrar esse sal. A osteopatia (terapia de alinhamento crânio-sacral) é muito útil a esse signo. A palavra Kali (Potássio) significa 'mãe ou matéria', e Phosphorus significa 'produtor de luz'. E quem vive sem Luz em nosso planeta onde o ato de nascer é chamado de 'Dar a Luz'?

TOURO - O segundo signo zodiacal é o signo de Touro, que pertence ao elemento Terra, é de qualidade Fixo e tem como regente o planeta Vênus. O Sol entra em Touro aproximadamente em 21 de Abril, no segundo mês do ano zodiacal e segundo mês da primavera. Touro em astrologia é relacionado com o pescoço, os ouvidos, a mandíbula inferior e a garganta, e também com o cerebelo ou cérebro inferior. Touro significa absorção, estabilidade, crescimento e fecundidade. O Sal bioquímico que é alocado para este signo é o Natrum Sulph., Sulfato de Sódio, que é a primeira célula de sal que se torna deficiente no organismo quando um taurino adoece. A função principal do Natrum Sulph é aquela de eliminar o excesso de água do organismo. Uma molécula do Sal de Touro tem a força química de pegar e eliminar duas moléculas de água do organismo. Quanto mais excesso de água estiver no organismo tanto mais sulfato de sódio será necessário para a eliminação. Os taurinos são normalmente muito pacientes, trabalhadores, determinados e organizados, mas podem ser obstinados e muito apegados às coisas materiais, além de ser muito gulosos. Sensuais e afetuosos, precisam de muito incentivo e encorajamento em seus afazeres. Como os taurinos são também muito gulosos, engordam facilmente e por essa razão congestionam a bílis e o fígado, o pâncreas e os rins. O Natrum Sulph. é indispensável para descongestionar esses órgãos e assegurar uma boa digestão de todos os alimentos. O diabetes, tão comum nos dias de hoje, pode ser facilmente controlado com o Natrum Sulph. Quando os órgãos da digestão não funcionam de forma harmoniosa sofremos com as gripes e a garganta irritada, principalmente. As células do sal de Touro agem para regular a qualidade de todos os fluidos do corpo e podem ser úteis também em casos de obesidade. Vênus rege também os órgãos genitais femininos (a vulva) e se relaciona também com certos tumores, tendo relação com o sistema venoso e linfático, correspondendo ainda às mucosas e à pele em geral (é Vênus que colore a tez tão apreciada na beleza feminina).

O taurino precisa evitar as comidas excessivamente gordurosas e com muito molho e pode se beneficiar com terapias homeopáticas, já que é suficientemente metódico para seguir à risca a prescrições. A aromaterapia também pode lhe ser útil, mas o Sufato de Sódio não deve faltar em seu organismo.

GÊMEOS - O Sol ingressa em Gêmeos aproximadamente em 21 de maio. Este signo é o terceiro da primavera, no hemisfério norte, é regido pelo planeta Mercúrio, é um signo de Ar e tem a qualidade Mutável. No corpo humano, Gêmeos é relacionado com os tubos dos brônquios e pulmões, com ombros, braços e mãos (omoplata, clavículas e pulsos). Se pensarmos nos brônquios como árvores e suas ramificações, podemos compreender porque este signo se relaciona com o ar, com o oxigênio que os galhos das árvores estendem para o céu para receberem o alimento que é principalmente o oxigênio e a energia solar. Por essa razão, os geminianos sofrem de patologias respiratórias, principalmente. Brônquios, pulmões, vias aéreas superiores e alergias respiratórias são mesmo sua praia! Alguns geminianos sofrem também de problemas nervosos, talvez por causa de sua extrema mobilidade e intelectualidade que os predispõe a esgotamentos psíquicos, nervosos e físicos. Os nativos de Gêmeos são pessoas abertas, transparentes, comunicativas e vivazes, sendo particularmente voláteis e mutáveis, como o ar que nós respiramos. Os geminianos são curiosos, comunicativos, móveis e ágeis, o que os faz parecer nervosos. O sistema nervoso -que se espalha pelo corpo humano como ramificações-, está sob o domínio de Mercúrio. Os pulmões são órgãos duplos, assim como os braços e as mãos, e esta duplicidade predispõe os geminianos a alterações de humor e instabilidades de todo tipo. As fibrinas são essenciais para a formação dos tecidos e órgãos do corpo e para elas é necessário ministrar o sal de Gêmeos, Kali Muriaticum ou Cloreto de Potássio. Os sintomas da falta do Kali Mur. são catarro, congestão dos canais dos brônquios, glândulas inchadas, caxumba, sarampo, escarlatina, dor de garganta e amigdalites, articulações reumáticas inchadas e outras dores articulares. As constipações ou a aerofagia de origem nervosa se beneficiam de Kali Mur. Os acúmulos e inchaços precisam não somente deste sal, mas também do Ferrum Phos, especialmente se houver também inflamação. Mercúrio era considerado o Mensageiro dos Deuses e é por essa razão que, por analogia, o sal que transporta seu alimento, o alimento das fibrinas é o Kali Mur. Quando houver acúmulo de catarro é aconselhável evitar certos alimentos formadores de muco, como laticínios, doces e estimulantes. Depois de uma gripe forte pode se tomar o Ferrum Phos, juntamente com o Calcium Phos, como tônico. Além dos problemas respiratórios, os geminianos podem sofrer de esgotamento nervoso, já que têm dificuldade de fazer descansar a mente pelo excesso de informação que recebe! Como terapia, os geminianos podem se beneficiar da acupuntura já que não têm paciência para longas e complicadas terapias. Também a aromaterapia pode ser benéfica aos natos deste signo de Ar.

Os problemas respiratórios aos quais os geminianos estão sujeitos podem ser relacionados com a dificuldade de 'compartilhar o ar' com as pessoas de seu convívio e podem ter relação com dificuldades de afirmação. Os conflitos racionais (causadores de estresse mental) podem ter um efeito negativo sobre seu organismo e se beneficiam com o sal de Gêmeos.

Como nota, e para encerrar esse artigo, podemos acrescentar que o Kali Phos., o Kali Mur. e o Kali Sulph. associados ao Ferrum Phos. podem ser usados com sucesso no tratamento do câncer! O Kali Phos para suprir o fogo vital purificando a condição não saudável das células, o Kali Sulph. para limpar através dos poros da pele e banhar as células num fluido oleoso, salgado e anti-septico e o Kali Mur. para construir as células novas. Finalmente o Ferrum Phos. para atrair o oxigênio necessário para renovar e purificar as células.

Na próxima semana, continuaremos com nossas informações sobre a relação entre os sais bioquímicos e os signos astrológicos. Enquanto isso, leiam os artigos já publicados no meu site sobre ASTROMEDICINAM.

Uma boa semana a todos!
Não esqueçam do meu programa CONVERSANDO COM OS ASTROS na ORKUTV, todas as segundas ao meio-dia.


Leia Também: Astrologia e os sais bioquímicos

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

terça-feira, 25 de agosto de 2009

12 dicas alimentares para acabar de vez com o efeito sanfona

SHÂMIA SALEM
Colaboração para o UOL
Todo mundo tem uma receita para emagrecer, mas quando o assunto é manter o corpo conquistado a coisa se complica, principalmente entre quem engordou muito nos dois primeiros anos de vida, na puberdade, gestação ou no climatério. "O excesso de peso nessas fases leva à multiplicação das células de gordura, que permanecerão em estado de alerta ao longo de toda a vida para acumular mais gordura a cada desvio na dieta", diz a endocrinologista Silvia Bretz, do Rio de Janeiro. Daí a explicação do porquê algumas pessoas voltam a engordar mesmo cometendo pequenos deslizes, o chamado efeito sanfona.

* STX

Alimentação equilibrada, diminuir quantidade de calorias, praticar atividade física e não emagrecer rápido demais são cuidados fundamentais para eliminar o efeito sanfona


Para romper esse ciclo é preciso tomar quatro cuidados essenciais: seguir uma alimentação equilibrada, consumir menos calorias do que gasta diariamente, praticar atividade física pelo menos três vezes por semana por, no mínimo, 30 minutos e não emagrecer rápido demais - é consenso entre os especialistas que a redução não deve ser maior do que um quilo por semana e que é preciso manter o ponteiro da balança estacionado por dois anos consecutivos. "Só dessa forma o organismo passa a acreditar que esse é o seu novo corpo e começa a trabalhar para não ultrapassar essa margem", completa a médica Silvia Bretz. Para garantir que esse plano dê certo e o efeito sanfona fique no passado, coloque em prática estas dicas:

1) Opte por alimentos volumosos e magros
"Eles ocupam boa parte do estômago dando a sensação de saciedade sem extrapolar no valor energético", explica a mestre em nutrição Cynthia Antonaccio, de São Paulo. Além da salada de verduras, vale acrescentar legumes crus ralados à massa e folhas inteiras de repolho ao picadinho e preparar o arroz trocando 50% dos grãos por couve-flor.

2) Siga a "regra do 1"
Quando alguém oferecer bala, doce, biscoito ou qualquer outra guloseima, limite-se a aceitar uma única unidade para matar a vontade sem engordar.

3) Tome uma porção de gaspacho antes do almoço
Segundo pesquisa da professora de nutrição Barbara Rolls, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a sopa fria à base de verduras, tomate e pepino ou qualquer outro caldo ralo sacia e evita o consumo até 100 calorias na refeição.

4) Beba chás emagrecedores
O mais famoso deles é o verde, mas também vale o branco e o vermelho. "Para ter resultado é preciso tomar diariamente uma xícara em jejum e mais duas 20 minutos antes do almoço e do jantar", avisa a nutricionista Marilize Tamanini, de Curitiba (PR). E atenção ao preparo: use uma colher de sopa da erva escolhida para cada litro de água e deixe na infusão por um minuto. Vale lembrar que a receita é contraindicada para quem tem problemas no fígado ou sensibilidade à cafeína, hipertensos não controlados, gestantes e lactantes.

5) Aposte em pratos difíceis de mastigar
A estratégia é dar tempo para o cérebro liberar a mensagem de que está saciado, o que acontece 20 minutos depois da primeira garfada. Na prática, troque o purê pela batata inteira, refogue rapidamente a escarola e a couve, bata o iogurte com gelo no liquidificador e prefira macarrão parafuso em vez de espaguete.

6) Coma a cada três horas
"Fracionar as refeições é o melhor moderador de apetite que existe, além de estimular o funcionamento do intestino e manter o metabolismo acelerado", afirma a nutricionista Marilize Tamanini.

7) Capriche nos líquidos
É muito comum confundir sede com fome. "Manter a garrafinha de água sempre à mão ajuda até a combater o vício de abrir e fechar a geladeira várias vezes ao dia", garante a nutricionista Cynthia Antonaccio. Quem não gosta de água por achar insossa, pode acrescentar na jarra rodelas de limão ou laranja, dois pedaços de canela em pau ou um ramo de hortelã.

8) Reduza os extras na lanchonete
Isso significa cortar a calda adicional do sorvete e o segundo hambúrguer no sanduíche, por exemplo, que chegam a aumentar em 1/3 o valor calórico do pedido.

9) Cuidado com os pequenos vilões
Consumir balas, chicletes e outros doces para enganar a fome pode ser perigoso. Para tirar a prova, deixe sobre a mesa do trabalho a embalagem das guloseimas consumidas e repare na quantidade de papéis no fim do dia.

10) Desligue o iPod
O aparelho, assim como a televisão, desvia a atenção da comida e a pessoa só se dá conta de que comeu tudo ao bater o garfo no fundo do prato vazio. Essa prática pode levar à ingestão de até 100 calorias a mais do que o habitual, concluiu um estudo da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

11) Fique com os destilados na happy hour
"Esse tipo de bebida faz com que a pessoa consuma mais pausadamente, ao contrário do que acontece com o chope e a cerveja, ajudando a economizar muitas calorias", destaca Cynthia Antonaccio. Para acompanhar, peça uma fonte de proteína, como iscas de filé ou frango, em vez de carboidratos e gordura, como pão ou berinjela e tomate seco mergulhados no azeite.

12) No restaurante, atente para o preparo do prato
Isso vale principalmente no japonês, que é considerado light. Para se ter uma ideia, cada sushi pequeno é feito com uma colher cheia de arroz - e quem é que consegue ficar só em uma porção de oito unidades?

medo - isso é interessante

Do que você tem medo? Este sentimento está muito presente em nossas vidas, não é mesmo? Você já parou pra pensar do que você tem medo?

O Mais Você perguntou a alguns atores da Globo o que lhes provoca medo. “Quando eu fazia teatro tinha medo de esquecer o texto em cena”, disse Lima Duarte.

Para a atriz Flavia Alessandra, o medo é mais real. “O medo que eu ainda tenho é da violência”, falou a atriz.

O ator Thiago Mendonça contou ter medo de coisas que põem a nossa vida em risco. “Tenho medo das coisas mais concretas, que te põe em risco. Medo da violência, do acaso e das coisas negativas”, falou. Por sua vez, o ator Stênio Garcia explicou que a crise econômica também é motivo de medo. “Medo da violência, da crise econômica, de coisas que nos pegam de surpresa. Medo físico eu não tenho”, explicou.

Para falar mais sobre o assunto, Ana Maria conversou com a dona de casa Fátima Ferreira, que morre de medo de avião; e com a estudante Natália Almeida, que não pode ver uma aranha! “Já cheguei a desmaiar quando fizeram uma brincadeira comigo com uma aranha. E era uma aranha de plástico”, contou.

Por sua vez, Fátima não sabe explicar o motivo do seu medo. “Nunca andei de avião. Certa vez, me compraram uma passagem, cheguei ao aeroporto e travei. Foi um pânico inexplicável”, disse.

Ana também conversou com o presidente da Sociedade Brasileira de Neurolinguística, Gilberto Cury, para falar o que provoca a sensação de medo nas pessoas e também tentar ajudar as duas. “Tudo o que a gente fala, gera uma experiência na nossa mente. Por isso devemos evitar pensar nas frases negativas e reforçar as positivas”, disse.

A apresentadora propôs uma experiência. “Vou pedir ao Gilberto que converse com vocês duas e depois seja feita a experiência de vocês encararem o seu medo”, propôs.

Depois, no palco do Mais Você, as duas contaram como foi a conversa com Gilberto Cury e a estudante Natália chegou pertinho da aranha! “Nem estou acreditando que fiz isso”, disse ela.

E Fátima topou o convite de tentar andar de avião! Parabéns às duas!
Saiba mais sobre outros tipos de medo!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Por isso Sou Grata!... Muito Grata!



por:: Rubia A. Dantés ::

Há alguns dias me senti triste por algumas coisas... e pensei comigo...
Eu que já acreditava que não ia mais passar por isso... ou melhor, que não ia mais me deixar afetar por esse tipo de situação... e aqui estou toda triste...
E como para enfatizar que ali existia algo que pedia por liberação, mais duas coisas aconteceram no mesmo sentido.

Depois de muito Ho'oponopono senti um alívio muito grande...
Mas, hoje cedo, resolvi fazer um pouco mais...
Comecei a fazer o pedido à minha criança... Só que dessa vez ela me pareceu muito nitidamente, e de forma diferente... não demonstrava nenhuma vontade de me ajudar.
Ela me apareceu exatamente igual a uma foto minha que foi tirada em uma pracinha no dia do meu aniversário... não me lembro de quantos anos...
Olhando para ela, vi que parecia completamente inadequada naquela roupa... o cabelo curto de franja... Parece que nada combinava com ela... nem a roupa, nem o cabelo... o sapato... Mas, mais que isso... ela emanava que se sentia inadequada.

Nunca gostei daquelas fotos tiradas naquele dia, mas não entendia porque, mas agora... diante da minha criança, isso era muito claro.
Mergulhei nesse encontro com ela e a chamei para mais perto, tentando abraçá-la. Mas ela se mostrava arredia...
Pouco a pouco chegou mais perto e escondeu o rosto no meu braço...
Então, suavemente, fui passando a mão nos seu cabelos e senti que ela relaxava mais e mais.
Foi então que tive a idéia de falar que... se ela quisesse mudar alguma coisa nos cabelos ou na roupa que eu poderia ajudá-la.
Senti que ela ficou mais receptiva e interessada, mas... ao mesmo tempo se retraiu... Entendi que ela queria ter os cabelos compridos e acreditava que isso não era possível...
A nossa comunicação não passava pelas palavras...

Como nesse reino da imaginação criativa tudo é possível, falei com ela que eu tinha um pente mágico- que na mesma hora apareceu nas minhas mãos- e com esse pente eu poderia fazer os cabelos dela crescerem rapidamente.
E assim fiz, penteando seus cabelos com o pente encantado... que iam crescendo pouco a pouco e ficando lindos...
Com isso, minha criança ia ganhando vida e seu semblante ficava mais alegre...
Quando os cabelos ficaram bem bonitos, coloquei um passador de cada lado e vi que ela adorou isso.
Enquanto ela se encantava com os cabelos compridos, pensava na roupa que ela gostaria de usar... confesso que na minha cabeça não conseguia imaginar nenhum vestido que pudesse ficar bom nela... Imaginava um... outro... e nada. Queria um vestido que realmente combinasse com ela e a fizesse se sentir bem.
Foi, então, que para minha surpresa... ela mesmo escolheu e já estava vestida com um lindo vestido cor de rosa, comprido, de tecidos muito leves e suaves... ela parecia uma fada.
Na mesma hora, uma varinha de condão apareceu nas mãos da minha criança, que começou a dançar e a tocar em tudo com sua varinha mágica.
Era incrível como aquele cabelo... o vestido... e nem precisou de sapatos porque ela ficou linda com os pés no chão... haviam operado aquele milagre...
Me lembrei que eu adorava andar descalça.
Ela era pura alegria!

Mais tarde, enquanto caminhava... notei que as plantas do quintal pareciam diferentes... Olhei de novo e vi que tudo parecia mais amplo... será que eu que olhava para elas de forma diferente?
Os canteiros pareciam maiores e eu via com uma visão mais ampliada... mais abrangente. Via mais coisas ao mesmo tempo. Me sentia dentro de mim e parte daquele jardim que agora me parecia bem mais bonito.
Não sei explicar direito, mas desconfio que... isso já é um presente da minha criança.

Relembrando os acontecimentos que me deixaram triste, entendi que tinham tudo a ver com o fato de que em algum nível eu ainda me sentia inadequada.

Aproveitei e pensei um pouco sobre o porquê nos sentimos inadequados...
Acho que, na verdade, tentamos nos adequar ao que não somos, porque nos fizeram acreditar que a melhor forma de "ser" quase nunca é igual ao que gente é... e nem poderia porque existe uma forma para várias pessoas...
Mas adequar ao que não somos é a coisa mais difícil que tem... porque exige o sacrifício da nossa verdadeira natureza.
Sei que nossas memórias equivocadas nos fazem crer que para sermos aceitos precisamos nos adequar a muitas coisas. Mas... ainda bem que a nossa Alma sempre nos chama... para que, um dia, a gente acabe descobrindo que não é nada disso.
E que podemos sim ser fiéis à nossa natureza e que só assim seremos felizes, porque isso é o mais simples...

Sei que simbolicamente mudar o cabelo e trocar a roupa daquela minha criança, de uma inadequada, para uma que fosse a cara dela... representa muito mais liberdade do que eu posso imaginar...
Por isso Sou grata... muito grata!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

INFLUENZA A: já cuidou de sua saúde mental e emocional hoje?

por Valéria Hinojosa - contato@terapiascomplementares.net

Medidas de higienização são importantes quando se fala em proliferação de vírus e contaminação em massa. Lavar as mãos, evitar compartilhar alimentos e objetos pessoais com outras pessoas, entre tantas outras atitudes podem fazer diferença. Esse tipo de orientação é necessária e indispensável, entretanto, o que muitos não sabem e nem fazem idéia é que o excesso de preocupação e o medo também são grandes inimigos de nosso bem-estar. Principalmente quando certas informações são veiculadas de forma inadequada, gerando pânico e insegurança. Tais estados psíquicos geram estresse o suficiente para interferir no funcionamento normal de nosso sistema imunológico, criando, assim, um ambiente favorável para a entrada de agentes nocivos à nossa saúde. A Influenza A tem sido motivo de preocupação constante para todos e o medo ronda quando não temos consciência do que realmente pode evitá-la. Será a higiene externa suficiente para detê-la? Já está provado cientificamente que emoções e estados psíquicos em desarmonia interferem em nosso bem-estar, quando se refere ao sistema de defesa de nosso corpo. Muitas doenças poderiam ser evitadas se tomássemos não só medidas de ordem externa, mas de ordem interna, como a higiene mental, para evitá-las. Instrumentos terapêuticos como os Florais de Bach e o Reiki são auxiliares de comprovada eficácia quando a questão é cuidar do corpo e da mente. Sem efeitos colaterais e contra-indicação, ambos proporcionam ao seu usuário bem-estar constante, ajudando na manutenção tanto do corpo mental quanto emocional. Pensamentos repetitivos de preocupação, medo, ódio, angústia entre tantos podem enfraquecer nossa verdadeira imunidade e permitir que todo tipo de enfermidade se instale em nosso corpo físico. Com o uso periódico desses dois instrumentos de equilíbrio energético, estaremos fazendo a nossa higiene mental e emocional, assegurando e protegendo verdadeiramente nosso organismo como um todo. Com essa atitude, você estará evitando de contrair seja lá o que for, pois seu corpo estará imunizado e você, pronto para entender que toda atitude positiva e pensamentos harmoniosos são responsáveis pela sua saúde, seja ela física, mental ou emocional. Cuidar de si mesmo é mais do que necessário, é uma escolha que só você pode fazer.

E por falar nisso, você já fez a sua higiene mental e emocional hoje?

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Somos todos mestres e aprendizes


O riso é a menor distância entre duas pessoas – Eugene Ionesco

Todos os grandes gênios que a humanidade já produziu concluíram, cedo ou tarde, que nosso vasto mundo é um playground onde, de todas as moedas de troca, a mais importante é o bom humor. Seja ensinando e/ou aprendendo, brincar é, sem dúvida, a melhor forma de perceber, amar e viver a vida.

No ato do brincar e rir verdadeiros, acionamos/oxigenamos nossa inteligência afetiva e emocional, ou seja, abre-se um fluxo de energia circulante para o ‘sentir’ e ‘perceber’ as pessoas que nos cercam e o invisível. Isso explica porque quando bem humorados, ficamos mais inspirados e inteligentes, e transcrevo aqui uma frase genial do pensador Guy Claxton: O riso é uma condição necessária para o pensar, porque a inteligência aumenta quando você pensa menos. Hehe!

Somos animais curiosos e só podemos sobreviver em nosso mundo se tivermos formas de satisfazer nossa curiosidade e aliviar todas as tensões inerentes aos desafios, inclusive, de aprendizado e amadurecimento, da vida.

Os animais humanos fazem isso através da brincadeira autêntica, embora nossa sociedade não valorize, infelizmente, a verdadeira brincadeira para os adultos. E aí começa nosso desafio maior, pois pais e professores são adultos, que precisam ensinar a vida às suas crianças. Como será esta troca? Quem será o mestre? Quem será o aprendiz?

O perigo: somos educados para a luta e competição. Crianças têm direito à infância? Adultos têm direito de brincar e aprender com suas crianças?

Mas, enquanto o padrão social é a luta, ficamos impacientes, tomamos atalhos (mundo da ilusão) e depois, surpresos, o desempenho e aprendizado caem, a frustração surge, e o mental racional/lógico nos confirma: somos mesmo incompetentes (notas baixas) e infelizes (mesmo que a nota seja alta) porque solitários.

O psicólogo Arthur Koestler acredita que a curiosidade, ou impulso exploratório, é um imperativo fundamental do comportamento humano, como a fome ou a sede. Ele cita amplas evidências do mundo animal como, por exemplo, os macacos que brincam com um desafio e o solucionam sem a oferta de uma recompensa. E, o que é mais importante, o desempenho melhora quando não estão brigando por uma recompensa, mas brincam solucionando o desafio no espírito da arte pela arte.

Quando há briga NÃO HÁ UMA BRINCADEIRA AUTÊNTICA e os animais ficam impacientes e tentam resolver as coisas rapidamente, o que faz claramente o desempenho piorar. Você já viu este filme?

O ato de ensinar e aprender é pura criatividade, alegria, arte pela arte, ao mesmo tempo uma questão de sobrevivência (no sentido da significância), jamais de competição.

A curtição verdadeira é nosso elo com o tipo de pensamento que nos permite ver a vida como um processo de constante redefinição, ressignificação. O bom humor e o riso, que pode partir do professor (pais) e contagiar alunos (filhos) ou partir do aluno (filho) e contagiar o mestre, pode ser um sinal de que estamos aprendendo novos padrões, de que captamos uma nova maneira de perceber algo. Uma aproximação via afetividade.

Mantenho minha posição de que só porque algo é importante, ou sou o líder da hora, não preciso ser séria. Buda foi o primeiro a ligar riso à alma, inspiração e criatividade. Ou seja, todos podemos ser pessoas animadas, inspiradas e viver uma vida criativa.

Quando permitimos que o bom humor e o riso se manifestem, façam parte do nosso cotidiano, abrimos uma pista de acesso para que padrões rígidos sejam transformados, e será por esta mesma pista que iremos acessar a forma mais fundamental de crescimento: nossa habilidade de aprender, registrar e responder flexivelmente e afetivamente às exigências da vida.

A perda do meio ambiente adequado para se brincar e, como conseqüência, da própria capacidade de brincar, produz muitos efeitos negativos na vida das pessoas: crianças e adultos. Nos últimos tempos, cientistas de várias áreas dedicam-se a investigar a filosofia e a psicologia do ato de brincar: o que acontece com o corpo, cérebro e comportamento de uma pessoa quando se diverte, faz travessuras, ri e desfruta a vida?

Desde o início, os resultados surpreendem: é justamente quando se brinca que as células cerebrais formam mais e mais conexões (sinapses), criando uma rede densa de ligações entre neurônios que passam sinais eletroquímicos de uma célula para outra. Ou seja, o ato de brincar e rir estimula e exercita as diferentes funções cerebrais. Sinapses brotam em grande número especialmente durante o momento de descontração e bom humor. E um fluxo interessante acontece: o que está acumulado na mente desce para as demais partes do corpo. Mente e corpo se aliviam de suas tensões, permitindo que ambos tenham mais percepções e prazer.

Finalizo este texto pedindo uma reflexão para o modelo de relação e posicionamento entre mestres e aprendizes. Quem é mestre? Quem é aprendiz a cada minuto de nossas vidas? Ou melhor, o que você quer ser? Mestre? Aprendiz? Ou os dois ao mesmo tempo?

Quando funcionamos sem bom humor, riso e criatividade, perdemos a capacidade da afetividade e do aprender, portanto, de ensinar. Quando afirmamos que somos autoridade porque temos mais idade ou papéis a cumprir, é sinal claro de que ficamos presos no mundo da ilusão e colocamos nossas crianças no mundo da solidão e impotência: onde estão meus mestres e referenciais? Com quem vou exercitar minha forma natural de aprender?

O modelo de uma vida comum bem-sucedida, que inclui decisões e compromissos precoces, com um preparo educacional que não aciona a espontaneidade, o aprender criativo, mas sim a luta e a competitividade, irá gerar que alegria e realização nas carreiras, casamentos e relacionamentos das nossas crianças?

Que mestre ou pais se sentem realizados e significantes se não existe alegria, prazer, afeto e calor nas relações com suas crianças?

Vamos mudar? Vamos curtir e aprender e... daí poder ensinar?

Bateson define a sabedoria como tendo muitos ingredientes, mas um dos essenciais é nos tornarmos conscientes de quantas vezes teremos de mudar de idéia.

Leia Também: Brincadeiras e Cura e O Bom Humor do Professor

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ser feliz é um movimento permanente




Sim, somos um, somos todos parte de um todo que nos congrega, abraça, impulsiona para frente e para o alto. Nossa natureza e origem divina fazem com que a estrutura de personalidade, a base sobre a qual nossa vida é manifestada, experienciada no bem e no mal, seja a mesma para todos, na vibração do Amor Incondicional. A existência, que é luz e beleza, nos apresenta infinitas situações de aprendizado, de crescimento, de bem-aventurança, de realização... tudo conspira para tal, é nosso desígnio -mais cedo ou mais tarde-, chegarmos à destinação final de nossa viagem aqui na Terra, transpondo com sucesso a intensa jornada que se iniciou num ato de amor de nossos pais.

As várias fases, as etapas obrigatórias, se sucedem com o decorrer do tempo; estudamos, aprendemos a nos relacionar, a conviver no meio, caminhamos ou corremos... pausamos por vezes para reflexão, recomeçamos a marcha e achamos que vencemos o desafio principal: evoluir como ser humano engajado e consciente.
No entanto, mesmo com tanto pensamento positivo, atitudes corretas e amorosas, busca permanente de desenvolvimento, precisamos lembrar de que ainda existe em nosso ser algo traiçoeiro à espreita: a nossa sombra.

Destrutivo e nocivo.
É ilusão pensar que nosso lado irracional, escondido em nossa psique, desapareça como que por encanto, num passe de mágica, somente por acharmos que já somos donos de nossa vida, de nosso destino, que passamos finalmente de fase. Ela está lá dentro hibernando, aguardando que situações de conflito, frustrações e culpas acordem o ser ainda primitivo que habita em nós.
Para que esta força detone nossa calma, nossa harmonia, pode bastar uma fechada no trânsito, uma demora em receber um serviço, uma pane no provedor de banda larga, um `não´ quando esperávamos um `sim´... ou é suficiente lembrar do desmando, da corrupção e da injustiça de quem supostamente nos governa... em suma, existe uma enorme quantidade de fatores externos sobre os quais, aparentemente, não temos controle.

Quando este ser primitivo se faz presente, ao despertar bruscamente sua fúria, o resultado será sempre nefasto e, mesmo que nada de realmente grave tenha ocorrido, afetaremos profundamente a nós mesmos e a quem nos acompanha. Quebramos, como fosse a queda de um raio, uma atmosfera de harmonia para dar lugar a um silêncio total, carregado logo de arrependimento. O estrago está feito, e nem sempre será possível consertar o que se quebrou.

Creio, porém, que também estas explosões, raras e passageiras, ao revelar traços reais que ainda nos pertencem, sirvam, na realidade, para que, ao confrontá-los, possamos nos livrar deles, mudando mais e mais nosso modo de ser e de viver. Infelizmente, todas as vezes que evitamos um contato mais profundo, honesto, desviando-nos de reconhecer esta parte obscura, nos afastamos do centro, da vida verdadeira e feliz, na qual sabemos não existirem o medo, a solidão, a desgraça... Há um ditado e neste momento faz sentido, que diz ser melhor ter um esqueleto (nosso lado obscuro) sentado na sala de estar do que bem escondido dentro de um armário no sótão...

Sim, precisa fazer, calejados por tantas experiências do passado, por tantas outras situações e insights, uma conexão clara com o nosso lado irracional, esta parcela oculta e perigosa da gente que quase todos os habitantes do planeta, conscientemente ou não, em maior ou menor grau, compartilham: um conflito doloroso que vem desde os primórdios e que de pronto faz emergir uma vontade irracional de devastar, de descarregar nossa raiva, que deve ser compreendida em toda sua extensão e enfrentada definitivamente.
No momento em que não mais precisarmos negar este aspecto maléfico, poderemos lidar de verdade com suas sérias implicações.

Por sorte, ao avançarmos rumo à Luz, estes episódios se tornam bem menos frequentes, visto que muitos aspectos esclarecedores de nossa estrutura mental e emocional já foram incorporados, principalmente o autoconhecimento, que se torna uma presença constante e libertadora, nos lembrando do enorme poder de nossos pensamentos, feelings, desejos e atitudes, atuando e interagindo incessantemente neste mundo de energia. Precisamos incorporar de forma total o autocontrole, desativando por completo esta bomba-relógio que nos acompanha por onde andamos.

Como superar definitivamente estas limitações?
Precisamos parar em primeiro lugar de justificar nosso comportamento explosivo pelas limitações ou atitudes, reais ou imaginárias, dos outros, negando nossas próprias falhas. Esta é a chave para desarticular a destrutividade, sem negá-la ou escondê-la. No momento em que assumimos a responsabilidade de nosso sofrimento, olhando para nossas próprias distorções e tendências conflituosas, nos liberamos da culpa, não importa o quanto os outros estejam errados.
Seremos afetados pela ação hostil de terceiros somente se ignorarmos nossa própria negatividade, e da mesma maneira, os outros serão afetados pela nossa sombra somente se negarem a deles.
Reconhecer, colocar Luz sobre nosso ser irracional, sem nos tornarmos ele, nos liberta para sempre.

Ter a percepção da Unidade, de que o outro é uma parte nossa e vice-versa, nos permite avançar suavemente em qualquer situação. Aprender a relevar, a perdoar e pedir perdão toda vez que for necessário, é terapêutico e resolve o impasse.
Usar a ferramenta certa é crucial para o bom desfecho da operação.
Quem costuma ler os especiais sabe a que me refiro: o Ho´oponopono, que pode ser empregado com proficiência em infinito número de situações e que deve ser lembrado sempre, naquele segundo de reflexão antes de disparar o gatilho, compactuar, de ceder ao impulso de nosso lado primitivo.

Quando cruzamos com alguém e sentimos repulsa ou aversão: Ho´oponopono!
Uma pessoa nos perturba de alguma forma, invadindo nosso espaço: Ho´oponopono!
Um político corrupto nos provoca asco e revolta: Ho´oponopono nele!
Sim, todos são um espelho de nossa Alma.
O Ho´oponopono é extremamente simples de empregar, V. já sabe:
Sinto muito, te amo, sou grato.

terça-feira, 11 de agosto de 2009


A Natureza

A Natureza é bonita
Bonita e colorida
Colorida porque tem muitas cores
Cores como o verde
Verde e vermelho
Vermelho e azul
Azul e amarelo
Amarelo e roxo
Roxo e cor – de – laranja
Cor – de – laranja e cor – de – rosa
Cor – de – rosa é uma cor
Cor bonita
Bonita como a Natureza
Natureza com ar
Ar puro
Puro porque as pessoas não o poluem
Poluem com os fumos
Fumos das fábricas
Fábricas que destroem a Natureza.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atraímos para nós aquilo que mais tentamos evitar



por El Morya Luz da Consciência - nucleo.elmorya@terra.com.br

Estamos nessa vida para aprender, continuamente, e são raras as vezes que saímos do círculo vicioso dos acontecimentos, ou seja, todas as situações, todas as experiências por que passamos formam um abismo entre o que queremos, o que esperamos que aconteça e aquilo que verdadeiramente se manisfesta na nossa vida. O meio externo só reflete para nós aquilo que não queremos. Passamos a maior parte do nosso tempo nesse dilema, correndo atrás da felicidade, mas a realidade é uma só: esse mundo não pode fazer ninguém feliz. E por quê?

Gastamos muito tempo resistindo àquilo que não queremos que aconteça ou que se repita e acabamos atraindo justamente o que mais tentamos evitar. Isso acontece porque não encaramos as situações como elas se apresentam no momento, assumindo responsabilidade por elas. Não agimos e pensamos com calma, coerência, refletindo e perguntando, ao nosso coração, as respostas. Ficamos na negação e culpando as pessoas ou o meio externo pelos nossos fracassos.

Em uma das passagens bíblicas, Pedro perguntou a Jesus: "Qual é o pecado do mundo, aquele pelo qual se deve morrer?"

Jesus respondeu: "O pecado não existe; sois vós que o criam quando, assim como no adultério, sois infiéis à vossa verdadeira natureza e agis conforme o hábito de vossa natureza corrupta. Por isso o dom da luz Crística foi colocado em vós e, por essa razão Eu vim para vosso meio para restituir cada alma à sua verdadeira origem".

Aqui, na matéria, somos infiéis à nossa própria natureza porque não percebemos que existe um ponto de equilíbrio sagrado entre as realidades física e espiritual da consciência. A ajuda que devemos pedir é que sejamos auxiliados a descobrir esse ponto de equilíbrio sutil que habita o coração e esse poder é gerado por duas forças complementares: a luz e a escuridão.

Elas criam toda a perfeição. Se continuarmos ignorantes com relação a essas duas forças atuantes em todos, iremos fracassar em manter o equilíbrio em nossos relacionamentos, criando desarmonia, deixando que todas as dores e angústias vividas pelo espírito se revelem no momento presente.

Corrompemos a divindade existente em nós (as duas forças) na maioria das vezes para agradar aos outros, para sermos aceitos, ou mesmo para evitar situações de sofrimento que não queremos mais. Olhamos para o outro da mesma maneira, criando expectativas, esquecendo que dentro dele, assim como em nós, existe luz e escuridão, provavelmente, também desequilibradas.

Todo ser humano que conseguir agir pautado na verdade que todos têm seu ponto de equilíbrio, que, independentemente das diferenças individuais, possuem um ponto de união comum a todos, sairá da expectativa de que alguém o faça feliz. Perceberá que todos podem ser felizes, se quiserem, agora.

Não estamos aqui para fazer coisas, ter idéias e, sim, para nos livrarmos delas. Libertarmo-nos de crenças e padrões equivocados sobre nós mesmos e sobre os outros. E ninguém poderá fazer isso em nosso lugar. Um dia aceitamos essas idéias e crenças e agora somos nós que temos que nos livrar delas.

Só podemos ser felizes agora. Se nos preocuparmos em sermos felizes amanhã, ou ficarmos chorando a infelicidade de ontem, esqueceremos de ser felizes agora. Isso é adquirir o domínio da mente e alcançar esse ponto de equilíbrio. E não espere ser valorizado por isso aqui nessa sociedade, pois todo aquele que alcança esse feito, que passa a ser fiel à sua natureza, torna-se um verdadeiro mestre. Nesse ponto esse ser jamais irá procurar posições de poder, nunca irá oferecer aos outros técnicas milagrosas de cura, e nem lhe dirá o que deve ou não fazer. Ele procurará uma situação de anonimato e, simplesmente, irá encorajá-lo a assumir total responsabilidade pelo que lhe acontece. Irá auxiliá-lo a assumir seu Cristo interior para ser feliz no AGORA, no momento presente.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Inscrições abertas! Não percam!

NOVO CURSO DE FORMAÇÃO PARA HOMENS!

OBJETIVO PEDAGÓGICO

Permite aos homens desenvolver a parte do corpo da qual ignoram a existência ( o cérebro ).

SÃO 4 MÓDULOS

Módulo 1: Introdução (Obrigatório)
1. Aprender a viver sem a mamãe (2.000 horas)
2. Minha mulher não é minha mãe (350 horas)
3. Entender que não se classificar para o Mundial não é a MORTE (500 hs)


Módulo 2: Vida a dois
1. Ser pai e não ter ciúmes do filho (50 horas)
2. Deixar de dizer impropérios quando a mulher recebe suas amigas (500 hs)
3. Superar a síndrome do 'o controle remoto é meu' (550 horas)
4. Não urinar fora do vaso ( 1.000 horas - exercícios práticos em vídeo)
5. Entender que os sapatos não vão sozinhos para o armário (800 hs)
6. Como chegar ao cesto de roupa suja (500 horas)
7. Como sobreviver a um resfriado sem agonizar (450 horas)


Módulo 3: Tempo livre
1. Passar uma camisa em menos de duas horas (exercícios práticos)
2. Tomar a cerveja sem arrotar, quando se está à mesa (exercícios práticos)


Módulo 4: Curso de cozinha
1. Nível 1 (principiantes - os eletrodomésticos) ON/OFF = LIGA/DESLIGA
2. Nível 2 (avançado) minha primeira sopa instantânea sem queimar a Panela
3. Exercícios práticos - ferver a água antes de colocar o macarrão


CURSOS COMPLEMENTARES:
POR RAZÕES DE DIFICULDADE, COMPLEXIDADE E ENTENDIMENTO DOS TEMAS , OS CURSOS TERÃO NO MÁXIMO 3 ALUNOS.

1. A eletricidade e eu: vantagens econômicas de contar com um técnico competente para fazer reparos;

2. Cozinhar e limpar a cozinha não provoca impotência nem homossexualidade (práticas em laboratório);

3. Porque não é crime presentear com flores, embora já tenha se casado com ela;

4. O rolo de papel higiênico: Ele nasce ao lado do vaso sanitário? (biólogos e físicos falarão sobre o tema da geração espontânea)

5. Como baixar a tampa do vaso passo a passo (teleconferência) ;

6. Porque não é necessário agitar os lençóis depois de emitir gases intestinais (exercícios de reflexão em dupla);

7. Os homens dirigindo podem, SIM, pedir informação sem se perderem ou correr o risco de parecerem impotentes (testemunhos) ;

8. O detergente: doses, consumo e aplicação.
Práticas para evitar acabar com a casa;

9. A lavadora de roupas: esse grande mistério!!

10. Diferenças fundamentais entre o cesto de roupas sujas e o chão (exercícios com musicoterapia) ;

11. A xícara de café: ela levita, indo da mesa à pia?
(exercícios Dirigidos por Mister M);

12. Analisar detidamente as causas anatômicas, fisiológicas e/ou psicológicas que não permitem secar o banheiro depois do banho.
Inscrições abertas!
__._,_.__